Amigos Foristas, vou postar aqui um estudo que fiz de caso verídico ocorrido comigo. Objetivo não é discutir gostos ou opções, apenas relatar um cálculo que executei. Saliento também que não fiz dívidas para realizar esta compra, tenho RE e minha vida financeira está organizada. Meu principal objetivo é fazer uma reflexão sobre o custo que este tipo de aquisição representa em nosso país. Sei que são uma porção de continhas, portanto quem não gosta disso por favor ignore. Aos que são mais jovens (tenho 40 anos) que a conta sirva como auxílio na tomada de decisão quando der aquela vontade de comprar um carro mais caro.
Há 4 anos atrás comprei á vista um carro que me custou 100.000 reais. Hoje o valor de mercado deste carro está em aprox. 75.000 reais. Se há 4 anos, ao invés de comprar o carro, tivesse aplicado a integralidade deste valor creio que seria possível ter hoje algo como 160.000 reais.
Ao longo destes 4 anos este carro me custou (manutenção, IPVA, seguro) 32.230,00 reais (tenho tudo anotado). Isso representa aproximadamente 672,00 reais por mês. Se eu tivesse aplicado esse valor em poupança todos os mesese teria hoje algo como 37.300,00 reais.
Assim o custo efetivo total em 4 anos foi de aproximadamente 37.300,00 mais a diferença do valor do patrimônio (160.000 que poderia ter – 75.000 que é o valor de hoje = 85.000,00). Somando 85.000 com 37.300 = 122.300. Dividindo este valor por 48 meses = R$ 2.547,91/mês foi o custo total da brincadeira até aqui.
CONCLUSÃO: é um direito de qualquer um ter o carro que quiser, ainda mais se trabalha para isso e não faz dívidas. Sempre gostei de carros, mas analisando os números e com os conhecimentos que tenho adquirido neste site nos últimos 3 anos vou repensar minha relação com carros.
Um grande abraço a todos!!!