Carregando prejuízos de vendas de ações após pagamento equivocado de DARF sobre lucro em venda de ETF comentada em 02/04/2018 23:14 Imposto de Renda druid em 02/04/18 18:18 comentada em 02/04/2018 23:14 Pessoal,Eu estava carregando um prejuízo de operações de venda de ações da declaração de imposto de renda do ano passado num total de R$ 1.000,00 (valor simbólico para esclarecer a questão).Em 2017, vendi cotas de um ETF com lucro. Esse lucro era inferior ao valor do prejuízo com operações de venda de ações que eu estava carregando (R$ 1.000,00). Porém, na época da venda do ETF, eu não sabia que poderia compensar lucro na venda do ETF com prejuízo na venda de ações, e acabei gerando e pagando a DARF sobre o lucro que tive.Minha pergunta é como eu devo declarar a operação de venda com lucro na aba Renda Variável > Operações Comuns do imposto de renda, de forma que eu continue carregando meus R$ 1.000,00 de prejuízo para o futuro, já que não deduzi este valor em nenhuma outra operação com lucro em 2017.Mesmo que não haja alternativa para continuar mantendo os R$ 1.000,00 de prejuízos intactos para os meses seguintes, ainda assim precisaria de uma diretriz de como declarar a minha operação com lucro, nesse caso. Teria como manter o DARF pago erroneamente como "crédito de imposto" pro futuro?