Olá pessoal,
Vou resumir bem o meu caso: ano passado fiquei alguns meses na Europa para estudos (fui em Abril/2017 e voltei em Agosto/2017). Comprei 6000EUR por R$3,50 (tudo em espécie) numa casa de câmbio aqui no Brasil, e acabei gastando bem menos lá fora do que havia planejado. Após retornar ao Brasil, vendi 3000EUR que sobraram por R$3,70 na mesma casa de câmbio, resultando em um lucro líquido de R$600.
Essas cotações que coloquei aqui já consideram o IOF de 1,1%, ou seja, são as "cotações líquidas" da compra e venda. Também foi a primeira vez que fiz operações de câmbio, tenho todas as notas de compra e venda comigo. Na época li algo a respeito na Internet e me parecia que não precisava pagar imposto sobre esse lucro, e portanto não paguei nada.
Minha dúvida é onde eu declaro isso no IRPF 2018?
Vi que há um campo em "Rendimentos isentos e não tributáveis", chamado: "08 - Ganho de capital na alienação de moeda estrangeira mantida em espécie cujo total de alienações, no ano-calendário, seja igual ou inferior ao equivalente a US$ 5,000.00". Basta jogar o valor R$600,00 lá, ou preciso fazer algo mais?
Agradeço pela atenção e ajuda!