Gostaria de deixar uma sugestão para ajudar membros do fórum com relação aos FIIs de tijolo. Sabemos que localização é uma qualidade essencial e diversificação ajuda com tranquilidade financeira e para controlar/reduzir risco.
Se fosse possível criar uma espécie de mapa do Brasil (ou das regiões Sudeste/Sul, dado que a maioria dos FIIs negociados em bolsa se encontram lá), que fosse possível aumentar ou diminuir a visualização (de estados para cidades, de cidades para bairros, por exemplo), isso auxiliaria pessoas a identificar se ela possui ampla concentração de FIIs em uma mesma região (ex: na Avenida Paulista). Creio que isso ajudaria investidores que não são de SP ou RJ, principalmente.
Uma outra sugestão é criar uma legenda nos próprios mapas, referente ao FII estar localizado em áreas mais nobres da cidade ou em áreas mais "secundárias". Sei que pode haver divergências sobre o que configura isso de pessoa para pessoa, mas a ideia é que esse fator não seja analisado isoladamente na hora de escolher um FII. Com essa informação, imagino que ajudaria investidores com relação à estratégia que seria empregada nos investimentos (é diferente adquirir um FII com alta vacância em uma região como Brooklin ou Marginal, devido ao caráter especulativo, do que adquirir um FII com baixa vacância e com contratos longos na Av. Faria Lima ou na Av. Paulista).
Na minha opinião, acho que traria mais conhecimento para as pessoas e auxiliaria na tomada de decisão sobre investimentos. Mas gostaria da opinião de vocês, até para discutirmos e refinarmos isso, caso seja o caminho a ser tomado.