Olá colegas de fórum. Me surgiu uma dúvida.
Hoje eu moro de aluguel numa casa boa, pago aproximadamente 0,20% do valor do imóvel ao mês. A casa me agrada, tenho conforto e segurança (além da comodidade de já estar tudo instalado aqui).
Moro na cidade A, minha esposa trabalha apenas aqui e eventualmente viaja para outra cidade (1-2x ao mês, isso quando ela tem que ir).
Eu, por outro lado, tenho que percorrer 2x por semana a distância de 60 km na ida e 60 km na volta. Na cidade onde moro atualmente, trabalho 2 dias por semana.
Surgiu uma proposta de emprego para trabalhar numa cidade próxima da minha, a 28 km de distancia e que fica na metade do caminho para a outra onde viajo tanto.
Dessa forma, para mim ficaria melhor mudar pois eu acabaria trabalhando mais nessa nova cidade, minha esposa também, além de eu estar mais próximo do outro local de destino. Minha esposa inclusive acredita que acabará sendo transferida para essa nova cidade, tendo que viajar apenas 1 dia na semana para nossa cidade atual (o que também é um trecho curto).
Porém, o que me chama a atenção é como o mercado de imóveis nesta cidade está "doido". Primeiro que as casas de mesmo padrão só são seguras se forem em condomínio fechado. Segundo que estes condomínios são mais afastados do meu local de trabalho, então acaba que a economia de tempo nem é tão grande (para sair de casa e ir nesse novo local eu levo 35 minutos, se eu mudar para as casa que eu visitei vou levar entre 20 a 25 minutos).
O que ocorre é que estão pedindo 0,5% do valor do imóvel por mês além de iptu + condomínio, basicamente o meu gasto com moradia vai triplicar.
Aí estou ponderando se vale a pena mudar para um local onde eu vou economizar 10 minutos no trabalho do dia a dia e 20 minutos na viagem que faço 2x por semana.
Uma outra opção seria mudar para um apartamento do LADO do local de trabalho, tendo em vista que eu a esposa moramos sozinhos sem filhos. Porém a ideia de ser promovido no trabalho e ir morar num local "inferior" me deixa meio desanimado, estarei abrindo mão de conforto. Já morei em prédio, mas é difícil de sair de uma casa grande para um apartamento bem localizado.
Enfim, gostaria de sugestões. Eu simplesmente acho absurdo, todas as cidades da região apresentando alugueis espetacularmente baixos e nessa os caras pirando na batatinha. Nego deixa de alugar e fica pagando condominio + iptu para inquilino "triple A". Sei lá, povo ruim de negócio [huhu]