Apesar de muito confuso o texto do colega aí para baixo, acho esse um ponto interessante para trabalhar e esclarecer para os iniciantes. Creio que muitos tem essa dúvida.
1-Patrimônio é diferente de dinheiro na conta
Você constrói seu patrimônio com ações, FIIs, imóveis e eles geram uma renda passiva. Em alguns casos você não terá o dinheiro na mão, como por exemplo a Berkshire Hathaway que valorizou muito, mas não paga nada de dividendos. Sou rico? Sim. Tenho dinheiro na mão? Não, só se vender. E como sou rico e vou viver? Do seu trabalho!
E se o seu trabalho não dá dinheiro, alguma coisa está errada. Você não deve ter evoluído como as empresas da sua carteira :))
2-Nem tudo tem alta liquidez
Nesse caso quero a grana. Tudo tem um tempo para vender. Ações e FIIs são mais tranquilos, já um imóvel...pode demorar. E no caso do imóvel é mais complexo pq vc pode descobrir que ele não valia tudo aquilo ou que valia mais do que esperava...O preço dele não será o da cotação, mas do que efetivamente pagarem por ele. De novo, sou rico? Sim. O dinheiro está na mão? Não, só se vender. Como eu vou viver? Do seu trabalho.
3-Algumas coisas geram custos
Alguns ditos investimentos geram custos. Fora taxas de corretagem, isso e aquilo, o maior custo é do imóvel. Caso você alugue, OK. Caso não esteja alugado, você precisa manter o imóvel em ordem, precisa pagar IPTU, talvez alguém para ficar lá mantendo a ordem no local...tudo depende do imóvel. E esses custos aumentam com o passar do tempo. É um fator a prestar muita atenção.
Recebi um imóvel de herança...cuidado, você tem grana para manter caso ele não esteja alugado?
Bom, acho que esse assunto pode render muito e ensinar muito. Vocês podem enriquecer esse texto!