Achei que era bom compartilhar esses posts aqui:
Post de Fernando Ulrich:
Caí num falso ICO do Telegram. Sim, fui uma besta quadrada.
Recebi um email muito bem feito, entrei no site muito bem feito, e pensei "quer saber, deixa eu testar esse ICO do Telegram aqui. Vou colocar uma quantia irrisória só para ver qual é."
Selecionei pagamento em bitcoin, apareceu o código QR e enviei.
Pronto. Its gone. Besta.
Divulgo esse lapso de juízo como forma de auto-punição.
E a mensagem que li no LinkedIn sobre o ocorrido:
Daniel Scott
Frequentemente faço alertas aqui no Linkedin sobre golpes, armações e estratégias para enganar as pessoas online. Acho importante bater sempre na tecla para que as pessoas passem a tomar mais cuidado com o que fazem na internet e em quem acreditam. Agora vejam essa história:
Para quem não conhece, o Fernando Ulrich é um cara extremamente bem qualificado e economista-chefe de criptomoedas da XP. Estou mostrando isso não para debochar, mas para alertar que nem um profissional dessa envergadura está livre de lapsos assim.
Eu, você e até aquele paspalhão que acha que só os outros são burros estamos suscetíveis a fraudes assim. O melhor a fazer é sempre questionar tudo e abusar do seu desconfiômetro.
Agora, se por um lado essa engenharia social está ficando cada vez mais complexa e desenvolvida, por outro ela acaba fortalecendo o sistema de segurança, no melhor estilo anti-frágil. Alguns acabam sendo prejudicados no caminho, mas, no longo prazo, vão surgindo sistemas mais robustos que beneficiam a todos. C'est la vie!
E Fernando, parabéns pela humildade de assumir o erro! Respect +1
------------------
Quando até um dos maiores especialistas em criptomoedas no Brasil caiu num falso ICO, a frase: NUNCA SE ESQUEÇA QUE VOCÊ É BURRO faz todo o sentido.