Você, com certeza, já se deparou com a seguinte dúvida: Devo poupar, ou devo gastar? Poupar significa abrir mão de consumir algo no presente para consumir mais no futuro, enquanto gastar significa obter algo no presente e abrir mão de bens no futuro.
Em relação a esse assunto, as pessoas costumam se dividir em dois grupos: as que consumem compulsoriamente e as que poupam compulsoriamente, ou, na linguagem popular, os “perdulários” e os “mãos de vaca”. Os perdulários não se importam com o futuro, somente com o presente: gastam todo o seu salário e muitas vezes fazem empréstimos para consumir o máximo possível no presente: estão sempre viajando, com carros novos, bem vestidos e bem aparelhados. Enquanto isso, os “murrinhas” possuem reservas acumuladas e não consomem quase nada no presente: não viajam, não trocam de carro e não costumam usar roupas da moda. Com certeza você conhece pessoas distintas que possuem essas duas características antagônicas.
Qual dos dois estão certos? Qual é a melhor maneira de viver? O que é viver, de verdade? A resposta para a vida, para o universo e todas as coisas é realmente 42?
A vida não pode ser vivida pelos extremos, temos que procurar o equilíbrio em tudo. Portanto, viva: invista em você, na sua educação, na sua formação e na dos seus filhos; ajude as pessoas ao seu redor; invista mais tempo com a sua família; se apaixone, e case com essa pessoa; invista em um hobby que te faça feliz; invista no seu tempo: trabalhe com algo que te dê prazer; invista na sua saúde, pratique esportes com seus amigos, ou então faça novos amigos com o esporte, participe de competições, você com certeza vai aprender muito sobre a sua pessoa dessa forma e, quem sabe, até se surpreender com seus próprios resultados; saia, se divirta e viva momentos únicos; viaje, conheça novos lugares; ou então, apenas faça o que te faz feliz.
Ao mesmo tempo, junte um pouco todos os meses para formar o seu patrimônio e viver tudo isso com tranquilidade. Fique tranquilo que os juros compostos e a regularidade dos investimentos estarão ao seu lado nessa jornada [hehe]