Acabei de ler esse artigo bem fundamentado sobre o assunto.
https://www.mrmoneymustache.com/2012/05/29/how-much-do-i-need-for-retirement/Basicamente ele afirma que você pegue o seu gasto anual e multiplique por um número entre 20 a 50. No caso, ele utiliza 25 (e explica o porquê).
Argumentos contra:
"
-O estudo da Trindade é baseado em uma anomalia da prosperidade: os Estados Unidos durante seus anos de boom. Você não pode projetar bons momentos como esse no futuro, porque estamos prestes a entrar no "Doom Years"!
-O crescimento econômico e a valorização das ações foram todos baseados em combustíveis fósseis baratos. (...)
-Você não pode usar uma regra de tamanho único e aplicá-la a algo tão variado quanto a economia e a vida de um indivíduo! Meus custos com saúde podem subir! A hiperinflação poderia atacar!
-Mesmo com uma taxa de retirada de 4%, ainda há uma chance de falha no portfólio. Isso significa que vou ficar sem dinheiro e na rua na minha velhice. Eu recomendo dobrar suas economias e optar por um ROE de 2%, porque nunca houve uma falha nesse cenário!
-Tudo isso está errado! Waaah, waaah!"
Argumentos a favor:
"
O estudo da trinity pressupõe que um aposentado:
-Nunca ganhe mais dinheiro através de projetos de trabalho em tempo parcial ou de trabalho autônomo.
-Nunca cobra um único dólar da previdência social ou de qualquer outro plano de pensão
-Nunca ajuste os gastos para dar conta da realidade econômica como uma enorme recessão
-Nunca substitua os bens para compensar a inflação ou a flutuação de preços (férias em um lugar mais próximo um ano durante um pico do preço do petróleo, ou mudar para leite de amêndoa no caso de um embargo ao leite de vaca).
-Nunca colete herança alguma da morte dos pais ou de outros membros da família
e nunca fazer o que a maioria das pessoas mais velhas tendem a fazer de acordo com os estudos - gastam menos à medida que envelhecem."
(tradução livre)