Olá pessoal, desculpem o textão!
Na luta diária para diminuir a minha (imensa) sardinhice, venho seguindo há alguns anos a filosofia Bastter. Fiz minha RE, montei minha carteira e venho aplicando regularmente no que o BS manda. Ainda não me livrei 100% das cagadas do passado negro de seguir “as nutiça” e “os analista”, mas estou quase lá (esse mês me livro das últimas ELPLs da “carteira de dividendos”, juro!).
Hoje tenho uma carteira mais equilibrada em RF e ações de boas empresas, e estou começando a estudar FIIs.
Toda essa história é para contar o que aconteceu comigo hoje, e pedir os comentários/opiniões de vocês no objetivo de aprender sempre:
Um consultor da minha corretora ligou e disse que estão ligando para todo mundo que tem ABEVs para sugerir a seguinte operação:
- vender as ABEVs
- comprar (o mesmo número) de opções de compra de ABEVs de longo prazo (1 ano)
- investir a grana (da venda das ações menos a compra das opções) em um fundo de RF com prazo de 1 ano que paga 126% CDI “e tem risco baixo”.
Nas palavras do consultor: “a ideia é remunerar sua carteira diminuindo o risco e a volatilidade: se a ação cair, as opções viram pó mas você recompra as ações em 1 ano com o rendimento do fundo e ainda sobra, se ela ficar estável ou subir pouco, o rendimento do fundo vai cobrir a grana da compra das opções, e se ela subir bastante, você exerce as opções e vai ter uma rentabilidade pouquíssima coisa menor do que teria com a própria ação - mas em qualquer cenário daqui a um ano você terá o mesmo número de ações da ABEV”.
Eu agradeci o contato e recusei a sugestão, lembrando dos ensinamentos do site:
- Estude antes de investir em qualquer coisa: não conheço de opções; não sei qual o risco real do fundo de 126% de CDI - o consultor me disse que “é muito menos arriscado que ABEV” mas eu não vou deixar ninguém decidir por mim; e ainda que pudesse ser o melhor investimento do mundo, se eu não estudei, não vou entrar
- Pare de girar patrimônio: nem quis fazer a conta de quanto eu ia perder com corretagem, impostos, taxas
- Ouvi a palavra “rentabilidade” mais de uma vez [hehe] (pelo menos ele não me falou de “oportunidade”)
De qualquer forma, queria a opinião dos entendidos: em tese, esse tipo de operação poderia ser uma alternativa para remunerar carteiras de longo prazo? Vale a pena gastar tempo estudando isso, ou é uma daquelas malandragens que são ótimas só para a corretora?
Obrigado!