Bom dia amigos do fórum.
Tenho uma dúvida relacionado a casa própria.
tenho 29 anos e comecei com investimentos há 02 anos, graças ao fórum. E muita coisa mudou e continua mudando na minha cabeça.
Tenho o objetivo de daqui 02 anos casar e ter minha casa própria (objetivo principal).
Vou usar alguns valores fictícios mais "redondos" para facilitar a análise:
Supondo que eu queria construir um imóvel de 500.000 (terreno + construção).
E tenha este mesmo valor aplicado na minha carteira em investimentos diversificados atualmente. Além disto faça aportes mensais de 5 mil.
Minha ideia inicial era fazer um consórcio, dando uma porcentagem de lance. Porém li aqui mesmo no fórum os grandes problemas do consórcio (como reajuste anual) que eu não tinha conhecimento.
Fiquei então com 03 possibilidades na minha cabeça e gostaria de uma ajuda dos membros do fórum que tem mais experiência de vida, e com números do que eu:
- Pagar a vista os 500k, construir e ficar zerado de investimentos e começar do 0 fazendo novos aportes de 5 mil ao mês.
- Financiar o mais próximo do valor total, objetivando parcelas próximas deste valor que faço aportes (5 mil) sabendo que pelo SAC poderão começar um pouco acima, mas irão diminuir (além da possibilidade de no futuro pagar 2 parcelas, a atual no valor normal e a última com desconto). Ou seja, ao invés de aportar pagaria as parcelas do financiamento e deixaria meu investimento inicial rendendo. Considerando que o juros atualmente estão entre 7 e 8% ao ano, porcentagem menor do que consigo de rendimento com minha carteira.
- Financiar 50% do valor, diminuindo pela metade meu total investido, mas diminuindo também o valor financiado. Desta forma, na simulação, dos 5K, 2.500 seria para aportes novos e 2.500 para parcela do financiamento (ou um pouco mais). E teria 250k na carteira de investimentos.
E última dúvida: o consórcio neste cenário é realmente inviável?
Sobre mim: Sou bem tranquilo com o financeiro. O valor que usei de base é fictício, mas na minha realidade sempre tenho um rendimento acima do que uso para viver + aportes. Ou seja, no final do ano aporto mais alguma coisa. Tenho reserva e um custo de vida baixo.
Não preciso necessariamente ter um imóvel próprio. Se fosse muito rentável viveria até mesmo de aluguel. Mas o imóvel me daria uma tranquilidade, e minha futura esposa também. Então o aluguel deixo de lado.
Obrigado e desculpem pelo texto longo.