Comecei a ficar sócio de boas empresas em março de 2017. Só que ao inves de aportar conforme os percentuais do Bastter System, eu me guiava pela emoção. Tenho 15 empresas atualmente que considero boas. Na minha eterna sardinhice eu ignorava a recomendação do BS e comprava aquela que me dava na telha no dia. Pior, eu costumava olhar a cotação para ver qual tinha caido mais e comprava mais daquela (na tentativa idiota de melhorar o preço médio). Aconteceu que a diversificação ficou distorcida (concentrei muito mais em 3 empresas apesar do bastter system me mandar comprar outras) e o resultado disso é que eu estou com menos patrimonio do que poderia estar caso tivesse seguido o Bastter System.
Por que estou me expondo aqui? Tô querendo levar voadora?
Não, só quero contar o que aconteceu comigo para que os iniciantes nunca esqueçam que nós somos idiotas, e que o método bastter.com é feito justamente para nos proteger de nós mesmos.
O que fica evidenciado com isso:
Quem olha cotação termina tomando ferro e com menos patrimônio
Definir uma estratégia e seguir outra termina em ferro
Ficar preocupado com rentabilidade, com bater algum índice, com vencer o mercado, termina em ferro.
Lições importantes:
O que eu tinha ontem não existe mais. O que importa é hoje e daqui pra frente.
Preciso estudar mais. E quando achar que já sei, tenho que estudar de novo.
Vantagens de seguir a filosofia bastter apesar de ter errado nesse ponto específico:
Não coloquei patrimonio que fizesse falta caso perdesse tudo
Não tenho uma porcentagem alta do patrimonio total em um só ativo
Continuo focado no trabalho e em evoluir pessoalmente, aportando o máximo que posso, assim, mesmo com os ferros, o patrimônio continuou crescendo mês a mês.
Coisas que ainda preciso evoluir:
Parar de uma vez por todas de olhar cotação
Parar de me preocupar e achar que sou o único idiota do mundo, e que todo o resto da galera tá ficando rico e só eu que tô remando contra a maré. (aliás, esquecer que os outros existem seria o melhor).
Acho que é isso. Próximos aportes vão ser seguindo o BS sem nem pensar.