10 Análise do Perfil do Investidor = Sardinhice? comentada em 10/05/2018 22:47 #PAS Zurra em 10/05/18 13:28 comentada em 10/05/2018 22:47 Boa tarde pessoal,Quando iniciei no mundo dos investimentos a primeira coisa que fiz foi me submeter a um questionário para descobrir o meu "perfil de investidor". Quando conclui o teste descobri que era um investidor "moderado" e assim sendo deveria alocar algo próximo a 60% em investimentos de baixo risco, 30% em médio risco e 10% em alto risco. Me foi passado também uma lista sobre o que seriam investimentos de baixo, médio e alto risco. Assim montei minha carteira na época.Daí conforme fui estudando, conheci o site e cheguei a conclusão que boa parte dos meus investimentos de "baixo" e "médio" riscos eram tranqueiras que acabaram diminuindo meu patrimônio (CDB de banquinho, debenture, COE, FIM,...). Daí cheguei a conclusão que aquele questionário era completamente inútil e talvez até potencialmente danoso, porque acaba orientando quem tem pouco conhecimento a buscar investimentos ruins sob um falso ar de segurança. Hoje olhando com mais critério pro questionário e suas perguntas, percebi que ele tem o poder de identificar com certa precisão justamente as pessoas que tem pouco conhecimento sobre investimentos ou que estão inseguras sobre investir, provavelmente na intenção de fazer com que comprem produtos que são muito bons pros bancos e corretoras, mas não são tão interessantes pro investidor. É isso mesmo ou é muito teoria da conspiração pensar assim?