Tenho um plano de previdencia privada numa asseguradora num paraíso fiscal.
Sim, aquela belezura do tipo Fundo onde o empregado aporta um % do salario e o empregador aporta uma parte também mensalmente.
Sei que isso eh rolo mais não tive opção na época pois foi mandatorio por parte do empregador pegar esse plano (parem voadoras aí rsrs)
Agora sendo demitido do emprego, tenho a possibilidade de resgatar tudo isso mas, além do rolo que a asseguradora criou para adiar ou até me fazer declinar do resgate, tem o assunto do IR.
As opções são:
1- Seguir com o plano pela minha conta sem aportar mais. Sendo Fundo tipo "caixa preta" onde não tenho controle nenhum, não daria
2- Resgatar tudo de uma vez e transferir para o Brasil mas não sei vem cómo isso eh afetado pelo IR. Limites?
3- Resgatar aos poucos para o Brasil de forma de não pagar imposto, mensalmente
4 - O meu ideal seria transferir para minha conta em banco USA invés do Brasil para manter em USD mas a asseguradora diz que só pode enviar transferencia para o meu pais de residencia (regras anti-lavagem de dinheiro, devo presentar comprovante de residencia, etc....sei lá)
Alguém tem experiencia nesse sentido?
Agradeço comentários/orientações