12 FORMAR PATRIMÔNIO EXIGE ESTUDO, PACIÊNCIA, DIVERSIFICAÇÃO E SORTE comentada em 14/05/2018 13:12 #PAS SERRAAZUL em 12/05/18 23:39 comentada em 14/05/2018 13:12 Coisa que sempre me deixa estupefato é que bancos e corretoras somente entram em contato para oferecer porcaria. Ainda que você fale com os agentes que somente lhe interessa análises relativas a fundamentos e valor (Ações, FIIs, etc), ou sugestões relativas a este tipo de ativo, parecem surdos. A cada novo contato, volta a insistência por produtos péssimos e nada sobre o que você disse interessar.Ou o cara estuda e entende o que pretende, e busca investimentos em valor (qualidade), ou vai ser muito prejudicado. A salvação parece estar somente em entender no que se investe (estudo), buscar qualidade nos ativos (botar a sorte a seu favor) e atuar nos investimentos que lhe agradam. A diversificação é o seguro que tem de ser feito.A pergunta aos experientes: O indivíduo, que já tem reserva de emergência formada e a mantém num fundo DI (acesso fácil e descomplicado), atende à prudência mínima optando por formar patrimônio somente com ações (12 ações de empresas correspondentes a 70% do patrimônio em formação) e FIIs (8 FIIs correspondentes a 30% do patrimônio)? Eu tenho sentido conforto com essa estratégia nos últimos 10 anos.