17 Dúvidas comentada em 21/05/2018 21:58 #PAS Seucreyson em 21/05/18 16:55 comentada em 21/05/2018 21:58 Meus prezados,Quanto mais leio sobre finanças e investimento para o pequeno investidor não-profissional mais me afino com a filosofia deste site de investimento em valor e não em preço. Assino uma consultoria conhecida de análise que se diz independente mas não consigo seguir nenhuma das orientações. Ano passado, orientaram investir nas Lojas Americanas, corri para o site, vi os balanços, escutei o Bastter que dizia inclusive o porque de não entender a razão das pessoas gostarem da referida empresa, concordei com ele: o lucro não subia, a dívida aumentava, etc. Não segui a orientação da consultoria e pááá: alguns meses depois voltaram atrás e disseram que a indicação havia sido equivocada. Segui a filosofia Bastter de acúmulo de patrimônio e não cai no conto do vigário. E assim tem sido. Nem ligo para cotação e de bolsa em alta ou em baixa, continuo a investir nas empresas que acho sólidas. Tenho uma dúvida no entanto e talvez só os mais antigos no mercado possam me responder. Com as atuais taxas de juros, só tenho vontade mesmo de deixar uma reserva de emergência em títulos para 6 meses e o restante deixar só em renda variável: FIIs, ações, etc. Mas não sei se a longo prazo, em 20 anos, 30 anos, conseguirei bater a renda fixa. O Bastter em dos seus livros mostra um gráfico americano que mostra que a longo prazo, se não me engano, a partir de 17 anos, nenhum investimento barra as boas ações, mas será que isto é replicável para o Brasil? Ao final de 20 ou 30 anos, seria frustante ser batido pela renda fixa!