Eu e minha esposa estamos com uma dúvida com relação ao imposto de renda.
Eu e ela ganhamos o mesmo salário, porém gastamos cerca de 50% da receita, com o restante fazemos nossos aportes. Porém quem faz a gestão das finanças sou apenas eu, todas as nossas despesas são no cartão de crédito, que está no meu nome, assim como os investimentos. Todos os meses ela transfere o dinheiro para mim e eu faço o pagamento do cartão e as aplicações.
Estamos investindo desde 2014 e a maioria de nosso patrimônio está no meu nome. Ano passado começamos a fazer investimentos no nome dela também, mas ainda sim cerca de 80% está comigo.
Fazemos nossas declarações separadas, não há dependência econômica, mas informamos os CPF como a declaração solicita.
A dúvida é se pode haver algum problema com a receita, pois na minha declaração o crescimento do patrimônio é praticamente superior ao que informo como recebido. Seria como se economizasse 100% do salário, mas as despesas do cartão estão no meu CPF e somam praticamente 100% do salário também.
Pode haver algum problema com isso? Ou a receita já é capaz de identificar que o patrimônio é do casal, apesar de não existir dependência financeira?