Pessoal eu gostaria de saber o que a comunidade acharia sobre uma sugestão para o site que é parcialmente relacionada apenas a curiosidade, mas que na minha opinião também poderia ser útil.
Pode ser que não agregue em nada, mas pelo menos entendo que não seria algo trabalhoso para ser colocado em pratica em caso de uma aceitação.
Como iniciante (seis meses no site e efetivamente comprando ações), vejo alguns veteranos e até mesmo alguns iniciantes irritados com muitas duvidas repetidas sobre diversificação, percentual ( (RF/RV, TD. Prev, Exterior), duvidas sobre a quanto tempo as pessoas estão na bolsa, duvida quanto a empresas que estão caindo, e tudo mais que incomoda.
Pra mim isso é obvio e natural, os iniciantes como eu, sente uma insegurança natural entrando em um mundo novo e seguindo uma filosofia nova.
Portanto além dos quadros individuais das empresas, a experiencia compartilhada aqui pelos mais velhos são pra mim a jóia do site.
Mas isso tudo se torna um pouquinho confuso quando você vê que mesmo pessoas antigas do site possuem algumas vezes duvidas muito simples de serem respondidas até para um iniciante que de fato estudaram o conteudo disponivel no site, ou então pessoas com anos de site que dizendo que estão entrando apenas agora... etc
Mas vamos lá sobre a ideia, eu pensei... Não seria interessante o site ter uma aba sobre a própria comunidade mostrando dados que o site já possui e que de certa forma na minha opinião eliminaria parcialmente essa ansiedade.
Basta notar como nós iniciantes amamos os tópicos onde os veteranos expõe sua experiencia e progresso ao longo dos anos, acredito que muitos pensam como eu, é reconfortante saber que pessoas do outro lado da telinha estão de fato aplicando a filosofia ao longo dos anos e estão progredindo.
Agora como isso seria feito é algo que passa pela propria direção aí do site e talvez passe por questões mais complexas que eu não esteja prevendo.
Na minha opinião seria, usando os dados que o site já possui e sempre de forma anonima (médias), eu criaria uma especie de senso da Bastter considerando apenas assinantes (ou não) com gráficos simples que poderiam agregar algo.
Por exemplo: O site tem 200k cadastrados, 100k assinam, 50%/50% homem/Mulheres, Faixa etária desses, 30% estão a mais de 5 anos / 70% a menos de 2, 70% usam BS, desses 70% a alocação média é de 80/20 (RF/RV), a média de empresas que esses usuarios que usam o BS tem no Brasil, 3% tem stocks e com uma média de empresas...
Acho que esse seria um primeiro passo e seria algo muito legal nesse processo de conhecimento para iniciantes. Pelo menos no meu caso já teria evitado o único tópico que eu criei no site sobre diversificação...rs
Indo além disso o que validaria mais um ranking de empresas alimentado por usuários do que as pessoas de fato possuírem algo em carteira? Eu mesmo na votei na empresas que possuo ainda. Quando um iniciante entra em panico com alguma empresa contaminado por noticias e cotações, o que lhe confortaria mais do que saber que um percentual da comunidade pratica BH naquela empresa em especifico reforçando seus fundamentos?
Pra mim é claro que todos aqui adoram gráficos e a bastter.com possui os dados, não seria interessante reportar informações que nos dê de certa forma um norte em nosso investimentos sem que se caracterize em qualquer recomendação, uma vez que são dados dos próprios assinantes?