Caros,
Comecei a aplicar em renda variável esse ano. Estou entrando aos poucos seguindo a filosofia bastter.
Nesse momento, as empresas que sou sócio tiveram queda na cotação de cerca de 12%. Até aí tudo bem, são empresas de valor, não estou preocupado. Mas observei algo que me chamou atenção.
Atualmente, 91% do meu investimento está em renda fixa (Selic, ipca e poupança). Os 9% em ações, crescendo aos poucos. Pelo que entendia, nesse momento, meu patrimônio estaria mais que protegido na renda fixa. Mas não foi o que constatei.
Com a queda de 12% em ações, a renda fixa só fez a queda global ficar em 11%. Se meu percentual em renda variavel fosse 40% ao inves de 9%, diminuiria muito menos. Daí tirei uma conclusão e gostaria de saber se ela está correta, considerando a experiência de vocês.
Conclusão: à parte o valor de emergência em renda fixa (obrigatório), me parece nao ser interessante investir em renda fixa, contanto que sua renda variável seja de valor. A diversificação em renda fixa não segura as quedas em renda variável. Fico imaginando se a queda chegasse a 40% ou 50%.