Fala pessoal!
Procurei nos tópicos e nos FAQs, mas não encontrei nenhum que me ajudasse com essa dúvida. Caso lembrem de algum tópico que menciona isso, podem trancar esse e me indicar os links, por favor?
Um breve resumo pra contextualizar:
Tenho 22 anos, acompanho o bastter.com desde o começo de 2016 depois de umas presepadas e ideias geniais na bolsa e me tornei assinante agora no começo de 2018. No finalzinho de 2016 entrei num estágio que, 1 ano e 7 meses depois, virou meu trabalho full-time e me garante um salário bastante razoável pra minha idade.
Moro com meus pais ainda, não tenho carro, e nem pretendo ter tão cedo. Minhas únicas despesas fixas são alguns custos da família que resolvi assumir e vão tomar cerca de 25-30% do meu salário.
Com minha contratação e uma chance maior de ter esse fluxo financeiro entrando de forma constante nos próximos meses, resolvi sentar pra organizar minhas finanças.
A princípio, cheguei na seguinte divisão, que funciona bem pra mim nesse momento:
45% Investimentos
5% Reserva de Emergência
25% Despesas da família
25% Gastar sem medo
Até aqui tudo lindo, mas o segundo ponto que tá pegando pra mim.
Como organizar esse fluxo de forma efetiva? Isso me deixa em dúvida especialmente na parte da reserva de emergência, que a ideia é ir acumulando aos poucos. Tenho medo de perder o controle de quanto valor tem que estar ali depois de alguns meses.
(Aqui vale um parêntesis: Meu salário vem de forma inconstante, por conta das metas qualitativas e quantitativas, por isso todo mês entra um valor diferente na conta)
Já testei aplicativos de controle financeiro e não me adaptei, também não me imagino adicionando em uma planilha do excel todas as entradas e saídas da minha conta bancária.
Com isso em mente, cheguei na seguinte ideia:
Recebo via bancão vermelho e tenho minha conta corrente/poupança (conta universitária) lá. Minha ideia era verificar com o banco se seria possível separar corrente e poupança, que hoje estão dentro de uma mesma conta bancária. Também tenho uma conta da startup roxa, que nunca cheguei a usar.
Com essas 3 contas, o fluxo funcionaria da seguinte maneira:
- Última sexta-feira útil do mês: Salário cai na conta corrente
- Próximo dia útil: 45% de investimentos já são debitados (corretora do mesmo banco), 5% da reserva de emergência são enviados pra poupança, 25% vai pra conta dos meus pais pra pagar despesas, 25% vai pra conta roxa e já fica estipulado como gasto máximo do cartão.
Dessa maneira, o que sobra na conta é qualquer dinheiro extra ou que eu esteja juntando pra comprar algo que quero. De qualquer forma, o que tá ali eu sei que não estaria atrelado ao meu planejamento mensal e poderia usar da forma que preferisse.
Um último ponto, acredito que a conta roxa entra na categoria "banquinho", mas meu risco máximo ali, em caso de insolvência, seria perder 25% de um dos meus salários.
Tô complicando demais esse controle?
Queria ouvir opiniões e experiências de como vocês fazem pra dividir e saber de forma clara o que é reserva financeira, o que é dinheiro pra despesas e etc.
Grande abraço!