Todo ano eu faço um post aqui sobre isso, e na mesma época, porque é o mês onde vem a temida cartinha da Qualicorp avisando sobre o percentual de reajuste do plano de saúde.
No ano passado eu comentei aqui que meu plano sofreu aumento de 200% em 5 anos. Isso porque, depois de um determinado ano X, que não lembro bem agora, os reajustes tomaram o valor padrão (com uma pequena margem de erro) de 20% ao ano.
Eu comentei com minha esposa há uns 4 anos que nunca mais veríamos reajustes de um dígito, e isso vem sendo cumprido perfeitamente.
Ontem a carta chegou e estava lá, nada mais nada menos que 17,97%, ou seja, 18% com uma inflação de menos de 3% nos últimos 12 meses. Na carta ainda consta que a operadora (sul américa) queria reajustar em 37%.
Aqui já pagamos para dois adultos na faixa dos 30, uma criança de 4 anos e um de 4 meses, 2500 pratas.
Isso porque no ano passado, utilizei a portabilidade e fui para um plano mais barato, com coparticipação, senão estaríamos batendo os 3K.
Além de desabafar, minha intenção com esses posts é mostrar a insustentável trajetória de reajustes dos planos. Eu não seria sócio da Qualicorp nesse momento, pois só consigo enxergar a base de clientes diminuindo ano a ano.
Esse segmento precisará passar por uma grande mudança estrutural, sendo remodelado para que o uso ilimitado seja a exceção e não a regra. Talvez coparticipação e franquia sejam o caminho, mas há muita inteferência governamental nisso. O que eu não preciso ser gênio para prever é que mantido o modelo atual, ninguém mais vai conseguir ter plano.