Boa noite a todos!
Descobri que eu sou analfabeto financeiro a pouco tempo, e quando tomei consciência deste fato, fiquei perplexo com este mundo "financeiro" e como nunca havia me dado conta de sua existência.
A partir de então passei a buscar conhecimento principalmente no YouTube e com o Sr. Google, e logo fui apresentado às propostas de enriquecimento fácil e rápido, Day Trade, Trade com Criptomoedas, o histerismo do famigerado Bitcoin. Mas levou muito mais tempo para eu ouvir pela primeira vez a palavra Buy and Hold, tudo me encaminhava para a especulação e nada para o investimento consistente. Continuei pesquisando e aprendendo sobre a vida financeira e ficava de boca aberta o quanto eu era desinformado, escravo de dívidas, escravo do consumismo desenfreado e sem sentido. Em alguns meses passei a saber que existia Selic, o que era CDI, IPCA, Reserva de Emergência etc... Descobri também que existia a renda fixa e renda variável. Com mais tempo entendi que a bolsa de valores é um bom lugar para acumular patrimônio, estudando sobre boas empresas, conhecendo seu negócio e seus balanços, descobri que existiam os FIIs que se estudados podem compor uma carteira de investimentos.
Mas então algo aconteceu comigo, tornei-me um viciado em olhar cotações todos os dias, seja pelo celular, Notebook, PC, no trabalho, em casa, na rua, na praia, não importa onde, eu sempre me pego olhando para a dita cuja da cotação. Eu sei que se todo o tempo que eu gastei olhando para cotação, eu tivesse estudado as empresas e os FII's, eu seria hoje perto de 1% do que é o Mille kkkkk... exagero kkkk...
Estou escrevendo isso, porque sei que o primeiro passo para se libertar do problema, é reconhecer que o possui, e meu desafio a cada dia é gastar o tempo que eu olharia para as cotações, com estudo, família, esporte etc... Tenho certeza de que há muito para eu aprender, preciso ler o quadro de iniciantes mil vezes, devorar livros, e controlar todos os dias a sardinha que há em mim.
Agradeço a equipe da Basster.com por serem diretos em seus comentários e falarem o que precisa ser dito. Agradeço a todos os mais antigos do site por compartilharem do seu conhecimento e experiência aqui, agradeço a todos os iniciantes do site, por fazerem as perguntas que ajudam os que acabaram de chegar.
Obrigado a todos!!!