Pessoal, apenas para trocar uma ideia sobre o contexto geral que pode ser, mutatis mutandis, a situação de alguns.
Havia feito um financiamento imobiliário em 2015 (antes de conhecer o Bastter) pelo prazo de 30 anos. Depois de incorporar a filosofia Bastter venho pagando antecipadamente o financiamento. Pela minha estimativa, termino de pagar o financiamento integralmente em 2020-2021. Tenho RE em poupança e remuneração estável.
Com o ímpeto de pagar o máximo possível, estou mantendo meu carro (2012) para que só pense em trocá-lo quando terminar de pagar o financiamento do imóvel.
Terminando de pagar o imóvel, terei que economizar por mais, pelo menos, 1 ano para trocar pelo carro que quero.
Nesse ínterim nasceu meu primeiro filho e com previsão de mais um filho até 2021. O apartamento que vivemos hoje tem 132 m², mas com 2 crianças vai parecer bem pequeno, ou seja, já há um sonho de mudarmos para uma casa maior em um condomínio fechado que estimo custar o dobro do atual apartamento. Ou seja, ou entro em outro financiamento ou guardo mais dinheiro para comprar.
Entenderam onde quero chegar? Parece que o momento de aportar, de fato, fica sempre para frente quando considero todas as premissas da filosofia Bastter, ou seja, apenas aportar quando não tiver financiamento nenhum.
É só para trocar uma ideia sobre essas questões uma vez que penso que pode ser a situação de muitos.