Olá Pessoal,
Minha primeira postagem aqui. Ainda estudando investimentos e o material do site para tentar tirar a sardinhice impregnada.
Trabalho no escritório brasileiro de uma multinacional americana, que deu aos funcionários como bônus opções de ações da empresa. A ação está nos EUA, e a empresa tem um acordo com uma corretora estrangeira para intermediar esta operação (não é permitido ao funcionário a escolha da corretora).
O que nos foi explicado foi o seguinte: A compra e a venda da ação tem que ser feita no mesmo momento (não é dada ao funcionário a possibilidade de comprar de fato a ação). A cotação da compra foi travada em um valor específico e a cotação da venda é o valor do mercado no momento do "exercício das opções" (entre aspas pois não sei se é o termo correto), e ganharíamos a diferença entre a cotação da compra e a cotação do momento do exercício. Para fazer este exercício, faremos pelo site da corretora.
Na corretora já coloquei meus dados bancários da minha conta corrente em banco aqui do Brasil, e marquei para receber os valores em reais quando eu exercer a opção.
Como fica a questão de IR de tudo isso? Pergunto pois não chegarei a ter posse das ações, elas serão compradas e vendidas na mesma operação. Li o material do site e ficou claro para compra e venda de stocks, mas este caso não sei se é diferente. Quando perguntei na empresa sobre o assunto, falaram para eu procurar meu contador (mas não tenho contador e talvez me cobrasse mais do que o valor do bônus).
Desde já agradeço a atenção.
Obs.: Hoje a diferença entre a cotação de compra e de venda está na ordem de U$11. Se a cotação estiver negativa o funcionário pode não exercer a opção.