Boa tarde, contrariando a máxima de Milton Friedman de que a única responsabilidade social de uma empresa é o lucro, a empresa que eu trabalho faz muitas ações sócio-ambientais como recuperação de matas nativas, educação ambiental, educação financeira para os empregados etc sem deixar de ter lucros bilionários.
Há alguns anos assisti uma palestra para os funcionários o tema era "educação financeira para jovens".
Foi onde eu conheci o poder dos juros compostos fiquei feliz pois vi que como era novo 23 anos na época já com alguma poupança formada e poderia desde que investisse bem ter uma tranquilidade financeira bacana no futuro.
A palestra foi ótima, foi questionado a situação da previdência e sua confiabilidade principalmente para nós jovens e salientada a importância de planejar a "aposentadoria" desde a juventude.
O cara falou sobre o ciclo Saúde-dinheiro-Social gostei muito, e foi após aquele dia que passei a me dedicar mais aos aportes e estudar modalidades de investimentos se hoje estou na Bastter.com a semente foi plantada naquele dia pelo palestrante da cooperativa da empresa, cooperativa essa que existe a quase 40 anos filiada a Sicoob e que realmente faz a diferença na vida dos sócios há tantos anos inclusive com consultoria gratuita de finanças pessoais para a família e assessoria jurídica entre outros.
Tudo bem ela serviu até esse ponto, aprendi muito com ela e sou grato, mas apesar de ser considerada sólida e os DREs estarem ok vou sair não quero esse risco vou levar lições da economia compartilhada e de solidariedade pra minha filosofia de vida, recomendo o filme "Os Pioneiros de Rochadale" para conhecimento.
Devido ao tempo que aporto lá tenho pasmem 24% do meu patrimônio nas cotas da coop. já estou me desligando e estudando stocks , pretendo a princípio distribuir esse dinheiro em investimentos no exterior vou deixar na poupança enquanto isso e estudar, esse giro é necessário a cooperativa foi boa enquanto estive lá só posso falar bem dela mas não aceito o risco baixo de consequência alta, e creio que a reforma social só existirá se houver reforma íntima dos indivíduos no geral, como diz o Pioneiro dessa comunidade "A salvação é individual"
Vale lembrar desse post sobre distribuição de renda do Bastter.
Distribuição de Renda