Seguinte: tenho na minha carteira duas ações que se tornaram "espinhos na carne", depois que entendi um pouco do que estou fazendo. São elas cmig3 e petr4. É uma situação tão internalizada no meu ser que preciso falar sobre ela e, até mesmo, tomar uma voadoras para me ajudar a pegar no tranco.
Sem entrar em detalhes, elas não se adequam mais aos meus critérios, especialmente por serem controladas por governos. Há outros aspectos, como má gestão (relacionada ao controlador), endividamento, muita oscilação nos resultados... tudo importa.
Mas aí vem o porém: quero me livrar delas e colocar o dinheiro em outras empresa que considero melhores (lucros consistentes, pouco endividamento, caixa, etc). Todavia, se vender essas ações agora, eu vou, literalmente, ter comprado na alta (e dá-lhe alta nisso) e vendido no fundo do poço (ou próximo dele).
Eu creio que o prudente seria vendê-las e colocar o valor em ativos que irão me dar um retorno melhor no longo prazo (prazo esse que, se eu escolher bem, será bem mais curto que eventuais recuperações dos dois papéis, imagino). Todavia, a realização do prejuízo faz todas as escamas do meu corpo de sardinha tremerem.
Se puderem compartilhar suas experiência e me ensinar alguma coisa, agradeço. Meu foco é ter uma carteira de ações - e outros ativos - para sustentar minha aposentadoria, daqui há uns 20 anos, mais ou menos (antes, se conseguir acumular patrimônio suficiente para isso).
Não precisam opinar sobre o que devo fazer. Queria compartilhar minha ansiedade e ouvir experiência alheias (ou voadoras, mesmo). Nesse caso, acho que estou precisando tomar uma pancada mais forte (já que o prejuízo financeiro ainda não foi suficiente).
P.S.: curiosamente, todas as demais ações de minha carteira - que tem me trazido tranquilidade, resultado após resultado - eu venderia rápido, caso perdesse a confiança nas empresas... é uma questão psicológica forte com essas duas pragas.
P.S.2: esse meu relato é um estudo de caso de alguém que entrou de cabeça no mercado de ações sem ter ideia do que estava fazendo e operando notícias e análises de iluminados. Dei muita sorte de, até hoje, não ter perdido tudo.