Ajudando a família... comentada em 03/07/2018 16:49 #PAS nsouza em 03/07/18 4:23 comentada em 03/07/2018 16:49 @Bastter, conversando com um membro próximo da família sobre sardinhagens, chegamos ao assunto dos famigerados fundos de investimento... Eu sei, não se fala sobre investimento com ninguém. Mas não consigo evitar a tentação de tentar tirar um pouco da sardinhagem de quem me preocupo.Após explicar o efeito nefasto do come-cotas (IR) e da Tx de Adm dos fundos nos investimentos no longo prazo (corroendo o efeito dos juros compostos), a pessoa ficou em choque. A reação imediata foi querer "migrar" os investimentos para opções mais inteligentes (TD, Ações, FIIs etc).O fato é que esta pessoa já possui um patrimônio significativo alocado nestes investimentos sem valor (Fundos, CDB, Debentures etc).O patrimônio é suficiente para gerar uma renda passiva superior aos seus rendimentos anuais.Indiquei o site com foco na área de iniciantes para que a pessoa aprenda um pouco mais sobre como gerenciar por conta própria seu patrimônio (nunca é tarde!).Mas ficou a questão no ar: como sair destes investimentos que corroem patrimônio e alocá-los em valor de forma a cessar as perdas atuais?Obrigado! E estudando sempre um pouco mais a cada dia..