31 Plano de previdência empresarial comentada em 05/07/2018 14:53 Renda Fixa rapp em 03/07/18 22:59 comentada em 05/07/2018 14:53 Boa noite!Há 12 anos entrei numa empresa mista que oferece, como parte dos seus benefícios, um plano de previdência privada administrado por uma empresa privada, cujos administradores são 50% indicados pela Cia e 50% eleitos pelos empregados. Essa administradora existe há mais de 50 anos e passou ilesa pelos diversos percalços políticos/econômicos ocorridos em nosso país. Nos últimos 10 anos (não tenho dados mais antigos) ela apresentou desempenho muito bom, cumprindo seu papel em pagar os benefícios já concedidos aos aposentados (em dia) e elevando o patrimônio dos empregados ativos em patamares significativamente superiores a inflação (o alvo mínimo é IPCA + 5,3%). Sua solidez é bastante reconhecida e os custos de administração são significativamente menores do que de uma previdência administrada por bancos. Os investimentos estão atrelados, principalmente, a TD, imóveis, empréstimos a empregados/aposentados, Fundos de Investimento voltados para setores conservadores (como concessões de energia elétrica, rodovias, etc). Eu contribuo com 50% e a Cia com 50%. O dinheiro que ponho lá (e a contribuição da empresa) é só meu, isto é, não é usado para pagamento de pensões de outras pessoas. Alem desse investimento, já tenho outros em ações, RF e imóveis. Mas diante da segurança e solidez dessa previdência privada estou pensando em fazer aportes. Agradeceria os comentários de vocês. Grato.