Acabei de assistir ao documentário.
Existem diversas lições apresentadas no documentário e que são muito discutidas por aqui diariamente. Foram diversas empresas, fundos de pensão e de aposentadoria e pessoas afetadas pelas fraudes, mas isso poderia ser facilmente evitado seguindo a filosofia difundida aqui no site.
Eu achei um bom exercício transcrever o que foi dito pelas "Vítimas" afetadas pela fraude nas empresas chinesas listadas em bolsas americanas, leiam e vejam como dá para identificar a sardinha em cada uma das frases:
1 - David Yee:
"O que me atraiu para as ações chinesas foram os altos retornos. Havia muito Hype e atenção nas ações naquele momento.
Meu investimento nas empresas chinesas representava ao menos 50% do meu patrimônio. Os preços caíram, elas foram retiradas da bolsa e não são mais negociáveis, portanto cada ação vale $0.00 atualmente. "
2 - Ray Snader, Jornalista, 68 anos:
"Eu investi esperando fazer um bom colchão de aposentadoria para mim e minha esposa.
Não tenho nenhum plano de pensão no meu trabalho, assim como minha esposa.
O banco/corretora emitiu uma recomendação de compra. Eu não acredito que eles tenham visitado as instalações da empresa na China. Aliás, atualmente, eu nem sei se a China Electric Motor Company sequer existiu.
As últimas ações que comprei valiam $9. Eu as recuperei por $0.12 e tinhamos 26000 ações, o que representou cerca de $150.000 de prejuízo para mim.
"
3 - Tom Snodgrass, funcionário da Sprint:
"A primeira empresa que brilhou aos meus olhos foi a AgFeed. Eles pareciam ser os maiores produtores de ração da China.
Eu acho que perdi mais de $100.000.
Nós colocamos nossa fé no mercado, na vigilância do governo desse mercado e fomos prejudicados de todas as maneiras particularmente nessa transação.
"
Por último, um comentário inteligente no documentário:
"O CEO do Alibaba, Jack ma, diz:
"Apenas confie em nós."
Nesse país, quando alguém disser isso, a primeira coisa a fazer é checar se a carteira ainda está no seu bolso e segurá-la.
Você não deve confiar em ninguém.
"