Data original: 09/07/2018
Pessoal,
pensando mais ou menos como o @celtiberian no post S&P500 x Buy & Hold de 100 stocks (
S&P500 x Buy & Hold de 100 stocks ) , tinha na cabeça a idéia de fazer um filtro para excluir um monte de empresas bombas.
Eu entrei no site da iShares e peguei o ETF Russel 2500 de mid e small caps “
iShares Russell 2500 ETF | SMMD - “ The iShares Russell 2500 ETF seeks to track the investment results of an index composed of mid- and small-capitalization U.S. equities. “) e peguei as empresas que compõem o ETF , que são 3007 ativos ( mas tem 463 REITs no meio)..
Eu criei um programa de computador que se conecta com o site morningstar.com e baixa os balanços dos últimos 5 anos e cada empresa.
Depois eu criei um sistema de filtros que vai separando as empresas baseados apenas nos números. Observe que não tem arte aqui ou avaliação de tendências ou estudo de cases da empresa, apenas avalia os números do balanço. ( já prevenindo as voadoras)
Os filtros que usei foram os seguintes:
Vendas (revenue) sempre crescentes ano após ano (o livro do Damodaran – Filosofias de investimento, na parte de small caps fala sobre isso)
Lucro liquido ( net income) sempre positivo ( não coloque sempre crescente, porque algumas boas empresas tinha as vezes um ano pior e isso tiraria muita empresa boa)
Fluxo de caixa livre (free cash flow) sempre positivo ( idem do lucro liquido)
Net Debt/EBITA menor que 4
Crescimento do fluxo de caixa livre e lucro liquido anual maior que 5% ao ano ( aqui tem que haver na media crescimento maior que 5% ao ano nos últimos 5 anos)
Eu exclui 401 empresas que se assemelhavam a bancos e financeiras, porque os parâmetros para avaliar bancos são diferentes.
No final , ficaram 94 empresas ( 94 de 2510 empresas, 3,7%).
Eu estou disponibilizando as planilhas com os dados das empreses filtradas e de todas avaliadas, nestes links:
https://drive.google.com/open?id=1kT-WM0K7DybWRi1a7e1rfpV6h6Tvtkrzhttps://drive.google.com/open?id=1-8zhw57tRkRskipO6pzFBwntEiuXFJPPMinha ideia inicial é usar aquela ferramenta do DriveWealth de montar um ETF próprio e aportar nestas 94 empresas e aportar com um percentual de uns 20 a 30% do dinheiro reservado para as stocks. Mas também é possível estudar uma a uma e fazer um stock picks.
No mais, espero ter ajudado de alguma forma