15 Imóveis, FIIs e gerenciamento de carteiras comentada em 24/07/2018 22:42 FIIs e Imóveis paborges em 11/07/18 0:27 comentada em 24/07/2018 22:42 Perguntinha aqui. Entendo perfeitamente que um imóvel é bem diferente a um FII em diversos quesitos (solidez, risco, liquidez, trabalho para manter etc).Mas minha dúvida é a seguinte. Do ponto de vista de peso dentro de uma carteira de de ativos diversificada onde uma parcela seria destinada ao mercado imobiliário, um imóvel entraria na mesma parcela junto com os FIIs?Olha minha carteira por exemplo destino uma porcentagem para investimentos diversos (uma parcela em dólar no exterior para hedge, uma parcela para renda fixa -SELIC, IPCA, Prefixados etc-, outra para renda variável - acões e multimercados- e uma parcela para o mercado imobiliário). Eu já tenho um imóvel de moradia (não incluo ele na carteira de ativos, não considero investimento) e outro que comprei para investir e alugar (uma quitinete no centro - está sempre alugada, tem boa liquidez no prédio para alugar). Não tenho quase nada investido em FII. Sendo assim se considerar os dois tipos de ativo dentro da parcela "mercado imobiliário" o valor até ultrapassa a porcentagem alvo. Caso desconsidere o imóvel e considere os FII o valor fica bem abaixo do alvo.A dúvida é porque em minha visão, apesar de terem inúmeras diferenças tanto FII quanto imóveis investem no mesmo setor não? São essencialmente fatores muito parecidos que influenciam a evolução desses ativos (vacância, índice de correção dos alugueis, valorização do mercado em geral, liquidez de crédito na praça e juros).valeu