Pessoal, @oxe, demais consultores, @Fernando Mizobuti e @bastter. No tópico recente (IPCA 2035 ou 2045) fiquei com uma dúvida. O @oxe falou o seguinte:
"Veja também que, se o resgate for apenas no vencimento, isso não seria um "movimento pequeno". Afinal, seria uma boa porcentagem do seu patrimônio (que, aí, já seria significativo). O "movimento pequeno" inclui vários pequenos resgates antecipados, ao invés de um grande "saque" único"".
Aportei no IPCA 2019 antes de conhecer a fundo a filosofia do site (tempo X taxa; diversificação e outras). Como está com vencimento próximo e como tenho percentual significativo da minha carteira no título, minha dúvida é qual alternativa vale mais a pena:
1 - ir fazendo resgates antecipados até lá e realocando na medida dos resgates. Pros: evita movimento grande e risco hipotético de suspensão de resgate
Contra: paga IR um pouco antes do que pagaria; sofre marcação a mercado (embora pequena).
2 - esperar vencer (15.05.2019), recebendo tudo de uma vez e daí colocar na poupança ou no tesouro Selic para mês a mês fazer aportes iguais ao aporte que faço com o que poupo do salário (aportando no total o dobro do meu aporte regular).
Pros: posterga ao máximo o IR, não sofre marcação a mercado
Contra: movimento grande na hora do resgate e na hora de aportar em poupança.
Teria também uma terceira via: dividir o valor líquido total presente pelo valor de cada aporte. O resultado é o n. de meses q demoraria p realocar em outros ativos de longo prazo. Isso dá uns dez meses, daí cinco meses antes, eu começo o movimento e (01.2019) e termino cinco meses depois (10.2019).
se puderem me auxiliar na reflexão...