Vejam a atitude positiva de Ozires Silva, fundador da Embraer (não é à toa que essa é uma das maiores fabricantes de aviões do mundo):
G1: O que diria para quem tem certo receio do acordo com a Boeing?
Ozires Silva: Essas pessoas medrosas, que não gostam do risco, são pessoas em geral que estão imobilizadas, porque o risco é permanente.
Você pode imaginar que a RCA, no século passado, era a maior companhia eletrônica do mundo e que ela fosse substituída pela Samsumg, da Coreia do Sul? Quando a RCA estava tranquila no seu mercado, cruzando os braços, estavam lá os sul-coreanos trabalhando para derrotá-la - e derrotaram.
De modo que qualquer passo que você der à frente você corre risco, inclusive que sua perna não aguente o passo. Então o risco existe, nós corremos lá atrás o risco do nosso avião não voar, corremos risco e acabamos tendo sucesso.
Eu tinha 13 anos na minha cidade natal, Bauru, e vi numa vitrine que o gerente colou: "aqueles que não pararam avançaram tanto que jamais serão alcançados". Então a gente não pode parar. Claro que tem que ter cuidado pra ter o menor risco, mas pra qualquer nova iniciativa tem o risco, tudo isso que eu falei pode não dar certo, mas como podemos saber que não vai dar certo?
Tem que tentar fazer, então vamos tentar o risco ao mínimo possível e é o que está acontecendo nessa negociação, que começou há 7 meses, em dezembro do ano passado. O risco está sendo avaliado pelos dois lados, tanto da Boeing quanto da Embraer.
Fundador da Embraer, Ozires Silva, avalia acordo com a Boeing: 'Os fracos não vão sobreviver' | Vale do Paraíba e Região | G1