Após um Treino neste fim de semana, fiquei com tantas dúvidas, que saí procurando na internet td sobre esse assunto.
Eu tenho 4 provas de Triathlon (2 70.3 e 2 Olímpicos) e estou indo para mais um 70.3 em Setembro. Fiz muitas provas de corrida (inclusive Ultra 2x50 e 2x55km), muitas de Natação, umas 3 de Aquathlon, mas nenhuma de Ciclismo sozinho nem Duathlon. Para a parte do Ciclismo sempre treinei sozinho visando ao Triathlon msm, até pq é proibido o vácuo nessas que faço. Rodo numa Road com Clip (aerobars).
Ocorre que semana passada conheci um pessoal de onde moro que treina bem cedo por aqui e fds vai para outras áreas às vezes para Treinos em Pelotão. Fiz um treino terça com mais 3 deles por aqui e Sábado fui com a galera lá para o Recreio (o treino era saindo da Av das Américas - morro dos Cabritos - Grota). As dúvidas são:
1 como eu estava com Clip no guidão e ainda foi minha primeira vez em pelotão, me posicionei do meio para trás da galera e fui Sempre Fora do Clip, claro. Até subir o morro estava td mundo a uns 30-35km/h e eu acompanhando ok. A subida do morro é bem puxada, mas fiz muito bem e ainda fui um pouco mais para a frente, porém, após descer o morro, o pessoal parou, dividiu o pelotão em 2 e eu fui tentar me manter lá para trás, deixei um pessoal passar, mas, qdo vi, já tinham tds passado e eu Ñ consegui chegar mais de jeito nenhum...para piorar, na subida da Grota a marcha ñ foi para a coroa pequena e tive que subir na grande msm (daí desandou de vez, claro). Mas a dúvida é>>> o Vácuo faz tanta diferença assim de modo que, depois de desgarrar, fica quase impossível chegar no pelot?
2 para Treinos visando ao Ironman, é melhor ficar sozinho mesmo ou pode treinar em pelotão de vez em quando (porque entendo que o clip atrapalha a segurança do grupo. E, se estiver de TT, pior ainda...)? Sem contar que ñ é permitido vácuo, então, qual seria o benefício de treino em pelotão?
> essas agora são só curiosidade msm
3 Li em algum lugar que não existe "treino em pelotão" e que isso é irresponsabilidade. É fato isso? Porque, se não existe, já adianto logo que onde eu estava o que mais tinha era pelotão [hehe] e, além disso, se existe prova por equipe, como não há treino em equipe?[uhmm]
4 essas provas que existem aqui no Brasil de Estrada mesmo tipo LEtape é cada um por si só que admitido o vácuo?
"Só" isso. Agradeço quem puder tirar essas dúvidas.