8 Dúvida de IR - Sobre a Origem do Dinheiro Investido comentada em 07/03/2021 11:49 Stocks gasparzinhow em 20/07/18 22:46 comentada em 07/03/2021 11:49 Tenho duas dúvidas em duas situações a respeito da origem do dinheiro investido. Não consegui encontrar nenhum tópico com esta questão sendo discutida, peço desculpa caso esteja duplicando as coisas.1) Situação 1: Tive prejuízo na minha primeira venda de ações no exterior, perdendo 10% do dinheiro transferido. Posteriormente, fiz minha segunda venda e zerei o prejuízo, voltando exatamente ao valor transferido originalmente para a corretora. Fiz uma novas compras, aplicando 100% do dinheiro disponível.Pergunta: Esta última compra foi realizada 100% com rendimentos auferidos originariamente em Reais ou seria com parte em Reais, parte em Moeda Estrangeira.2) Situação 2: Eu tenho a chamada Margin Account. Assim, as vezes eu compro uma ação antes de transferir o dinheiro para a corretora.Pergunta: Neste caso, onde eu ainda não tenho o recurso disponível (ou tenho em outra moeda) e já comprei a ação. Eu entendo que o investimento foi feito com recurso originariamente em Moeda Estrangeira. Estou certo?Vocês acham que vale a pena uma consulta formal à receita sobre estes casos?