Boa Tarde Nobres Senhores.
Gostaria de tirar uma dúvida com os senhores. Estudei a respeito, porém me deparo com uma situação inusitada que deixou meus amigos radiante e estou sem reposta concreta.
Estabeleço a seguinte estratégia para ganhar com o imposto de renda em ações: por exemplo, quando estou com um baita prejuízo em ações, porém vendi mais de 20k para não pagar o IR, eu vendo aquelas com prejuízos e recompro posteriormente, em geral com valores bem abaixo ou mesmo patamar, somente para ter sempre saldos a abater no caso de vendas acima de 20k.
Moral da história, quando estou lucrando e já chegou a hora de sair desse investimento eu me desfaço aos poucos,tendo vendas menores que 20k. Porém quando tenho vendas maiores de 20k ou realizo alguns traders, utilizo aqueles prejuízos que realizei, temporariamente.
Gostaria de saber com os senhores se esta prática é legítima, pois apesar de ter acumulado bons lucros ao longo dos anos sem IR (vendas menores que 20k), eu tenho bons descontos de imposto de renda a deduzir (prejuízos fictícios). Como raramente utiliso, agora estou precisando sair de uns investimentos - ruims - e precisarei realizar vendas acima de 20k, com lucros que passarão os descontos que tenho.
Então, estou correto em utilisar esses prejuízos fictícios que adquiri, pois eu enganei o sistema vendendo abaixo de 20k para nao pagar IR? Ou não posso, visto que venho tendo lucro, e realizo prejuízos temporariamente para acumulá-los e como recompro em ocasições posteriores, à priori, estou 'roubando' o leão?
Alguém, além de mim; utiliza-se dessa artimanha para se beneficiar ao máximo contra o IR e sempre se beneficiar mesmo qnd tem 20k de vendas a mais ?