Boa Tarde Mais uma vez Nobres Senhores,
Tenho mais uma dúvida, desde meus 16 anos (10 anos atrás), quando entrei na universidade, e comecei a ter conta em banco, eu vinha acumulando patrimônio. Comecei na poupança, depois fui para o CDB e para o Tesouro. Sempre acumulava, pois não necessitava usar e eles ficavam sempre alocados 100% nos investimentos. Seja LCI, TD ou CDBs.
Desde a época que eu acumulava patrimonio, nunca comuniquei ao meus pais.
Infelizmente, de férias, e ao visitar minha mãe, descobri que ela estavas com problemas com o leão.
Visto que eu já tinha um patrimônio considerável desde meus 24 anos, época em que comecei a declarar imposto de renda e entrei no mercado de ações. Meu primeiro patrimônio já era considerável, acima dos xk.
De certa forma, conversei com um advogado ele me falou dos riscos, mas talvez não necessitasse fazer nada, talvez melhor seria pegar as fontes das rendas que eu tive.
Dessa forma as fontes das rendas que eu tive:
1 - mesadas dos meus país
2 - bolsas de incentivo a pesquisa na universidade
3 - bolsa de mestrado
4 - Bolsa de intercâmbio
5 - Trabalhos renumerados no exterior.
6 - Juro compostos da poupança e outros investimentos que nem me lembro.
7 - Rendimento de ações.
8 - Dinheiro de caronas renumeradas durante viagens
9 - outros (bicos, reforço escolar, etc)
Ou seja, minha situação está complicada, visto que minha mãe está com problemas com o imposto de renda. O medo disso se alastrar para mim é preocupante.
Tenho a pergunta:
Tenho uma grana X, que o imposto passou saber há poucoas anos atrás, não disse como obtive, só disse que tinha. Depois disso, entrei nos conformes e declarei tudo certinho de como ela foi evoluindo, porém antes dos meus 24 anos eu já entrei no leão com um patrimonio, o problema é grande? já devo começar a procurar todos os comprovantes das bolsas de estudos que tive? E em relação às mesadas que meu pai me dava que era para eu me manter? Visto que meu patrimonio tbm foi gerado a partir disso e tive rendimentos que não eram deduzidos IR....
Desculpe, mas foram anos vivendo na escuridão dos afins do imposto de renda, pensando compreender, porém agora, com mais tempo e lendo, vi que preencher aquele programinha é o menor dos problemas.
Meu caso é urgente e preciso de um contador?