Olá,
Minha situação atual é:
- Moro na cidade X, e trabalho na cidade Y, viajando diariamente (elas não estão na mesma região metropolitana).
- Tenho imóvel na cidade X, e gostaria de usar FGTS para comprar um imóvel na cidade Y.
Pesquisando por aí, é comum encontrar a seguinte informação:
É possível a compra de um 2.o imóvel usando FGTS seguindo as regras:
3) Não ser proprietário de imóvel residencial no município onde pretende comprar o novo. Assim, se tem um apartamento em São Paulo, poderá comprar outro em Belo Horizonte, mas não na capital paulista.
4) Trabalhar ou morar no município em que fica o imóvel que pretende comprar usando o FGTS.Imagem
Pelas regras acima, em teoria, eu poderia comprar um 2.o imovel usando FGTS.
MAS, o site do FGTS fala o seguinte:
http://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/como-sacar.aspxPara utilizar os recursos da conta vinculada do FGTS na aquisição de moradia própria o proponente deve atender aos seguintes pré-requisitos:
- Contar com o mínimo de três anos, considerando todos os períodos de trabalho, consecutivos ou não, sob o regime do FGTS;
- Não ser titular de financiamento imobiliário ativo, concedido no âmbito do SFH, em qualquer parte do Território Nacional.
- Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, cessionário, usufrutuário de outro imóvel residencial, concluído ou em construção, localizado:
a) no mesmo município do exercício de sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana, nem;
b) no mesmo município de sua residência, incluindo os municípios limítrofes ou os municípios integrantes da mesma Região Metropolitana.
Portanto, pela regra acima, como tenho um imóvel na cidade onde resido, acredito que não poderia usar o FGTS para compra do 2.o imóvel na cidade em que trabalho.
Alguem que tenha mais experiencia nessa questão ou ja passou por essa situacao, poderia confirmar qual o entendimento correto?
Obrigado