outro dia prometi contar essa história.
Estou olhando para ele nesse exato momento, ele é exatamente o que sempre quis, as vezes penso em vende-lo, isso tem tomado alguns minutos do meu dia, cada dia menos pois me apego mais e mais a ele. Ele é um relógio cuco marca Rei de 1950, que foi comprado pela internet de um colecionador ou antiquário de São Paulo. Tive uma pequena tristeza ao recebe-lo pois vi que um chifre do animal que enfeita esse cuco modelo caçador estava quebrado, certamente devido ao tratamento "carinhoso" no transporte, mas eu mesmo colei o chifre e esqueci desse detalhe.
Cheguei a pensar em devolver parte do dinheiro para a minha irmã, tendo desistido ao me lembrar do Comodoro 1982. Era ali pelos idos de 1988, eu já conhecia o Comodoro azul do meu cunhado, ele tinha um toca-fitas Nacional auto reverse, bancos altos, bem imponente. Fiquei interessado em compra-lo e isso foi feito na confiança, pois meu cunhado não iria me enganar.
Comprei pelo preço da tabela do Comodoro ano 1982 modelo 1982, a compra foi feita por telefone, e quando pude fui à minha terra natal para trazer o carro. Fiquei com ele por alguns meses até que a velhice chegou para ele. Eu que sou independente o levei a feira do Mineirão e lá descobri uma coisa curiosa, o carro não poderia ser 1982, pois nesse ano houve uma mudança radical no interior desse modelo, eu estava com um carro modelo 1981, que fora fabricado em 1982, o que convenhamos é estranho. A partir daí passei a alertar o possível comprador, que havia essa inconsistência no documento. Nunca toquei nesse assunto com o meu cunhado.
Eu tenho um despertador Cyma, da década de 1940, ele tem até a embalagem original, gosto muito desse relógio. Meu pai o comprou no ano do nascimento da minha irmã, a esposa do cunhado do Comodoro. Esse relógio está sem a peça de dar corda, que desatarraxou e se perdeu. Um dia resolvi leva-lo a um relojoeiro para ver se ele me ajudava a encontrar essa peça, infelizmente não conseguiu, mas nesse dia vi um relógio cuco rei na sua parede, gostei do relógio, ele me disse que estava a venda e eu o comprei, como não conhecia nada de Cuco não me importei que o animal estivesse sem chifres. Fiquei com esse cuco por anos, até que um dia o levei a outro relojoeiro para uma revisão, e o moço me revelou que originalmente existia um par de chifres no animal.
A partir daí o cuco nunca mais foi o mesmo, tentei alguém que fabricasse o tal chifre, e nada, me deram ideia de pegar um galhinho de planta e adaptar, mas não seria a mesma coisa. O tempo passou e o encanto também, até que resolvi anuncia-lo na internet. Eu sou daqueles que coloco um preço e dificilmente o abaixo, anunciei o cuco por R$2000,00.
Um dia conversando no grupo de WhatsApp, disse que estava vendendo o Cuco, e a minha irmã se interessou e disse que ficaria com ele. A outra irmã brincando disse que queria o cuco de graça, isso fez a primeira desistir do negócio por uns tempos. Depois das explicações resolveu fazer uma oferta de pagar em duas vezes. Eu disse que poderia dividir como quisesse e que poderia também devolve-lo caso não agradasse. Ela ratificou a compra, recebeu e o colocou na sua chácara ficando feliz com o relógio.
Eu ainda estava com a falta dos chifres na cabeça, e disse a ela sobre isso, que não se importou. Curioso resolvi pesquisar na internet, e acabei encontrando um cuco idêntico à venda, em perfeito funcionamento e com os chifres intactos, ele estava à venda por R$1300,00 mais frete,ofereci R$1300,00 no total, o vendedor aceitou e imediatamente o comprei. Havia uma diferença de R$700,00 entre a minha venda e a minha compra, pensei em devolver, pelo menos parte do dinheiro para a minha irmã que é casada com o cunhado do Comodoro, pensei alguns dias sobre isso, mas como na vez do comodoro nada havia dito a eles, resolvi também nada dizer desta vez.