Seguindo o post feito pelo @sadfgn, vou relatar como aprendi a importância da RE.
Eu já tinha certa uma noção da importância de ter uma RE e estava trabalhando na sua formação, porém eu tinha sede por começar a investir e (na minha cabeça sardinhesca) as ações de ITSA4 se encontravam a um bom preço (Sim, eu errei!).
Pensei comigo: "Oras, o que de mal pode me acontecer? "Tenho carteira assinada, tenho plano de saúde, e estou formando bem devagar minha RE, logo vou pegar essa merreca que já tenho guardada e vou começar a investir para não perder essa oportunidade. Sim, eu errei bastante: oportunidade, bom preço, PN, tudo no mesmo parágrafo.
Como já era de esperar, algo de errado aconteceu e assim como o amigo @sadfgn, bati na traseira de outro carro, um casal super simpático e tranquilo. Concordamos, obviamente, que a culpa era minha e eu arcaria com as despesas.
O problema foi que todo dinheiro havia ido parar na compra da bendita ITSA na casa dos 12,30, 5 dias antes do acidente.
Tendo que arcar com o prejuízo e sem ter de onde tirar o dinheiro, só me restou me desfazer da minha primeira tentativa frustrada de investir e lá se foram as sofridas ITSA vendidas por 11,19.
Sem reserva, sem ações e com prejuízo no bolso.
Lição aprendida, hoje toda grana extra vai para RE que já se encontra com 50% do total que pretendo atingir.
Esse site tem me ajudado demais!