Olá pessoas, tudo bem?
Eu comecei minha carreira recentemente (faz um ano) e só nos últimos 2 meses eu comecei a me atentar para poupar. Tenho 25 anos e tenho conseguido, me abstendo de bastante coisa que nos meses passados eram normais (festas, bebidas, restaurantes) por volta de 1500 a 2000 reais por mês. Tenho uma facilidade incrível de ainda morar com minha mãe e não pretender sair daqui por alguns anos ainda.
Dado esse contexto, queria de cara tirar uma dúvida: tudo que eu li até aqui sobre acumulo de patrimônio é válido também para quem NÃO tem um montante grande para aplicar de cara?
Porque algumas coisas entram em cheque na minha cabeça, por exemplo: a diversificação de uma carteira é importantíssima, correto? Lembro de ver um vídeo do Bastter mostrando um gráfico de como o risco decai quase que exponencialmente conforme você aumenta a diversificação. Com o BS me mandando comprar 1 ou 2 empresas diferentes no mês, vou demorar um ano para ter a diversificação ideal. Eu entendo que é improvável que empresas boas, dentro de um ano, morram do nada MAS ninguém sabe o futuro e pode acontecer qualquer coisa. Eu deveria estar me expondo a esse risco durante esses meses/anos até o momento que eu vou ter uma carteira diversificada OU existe alguma estratégia interessante para construir um montante para, então diversificar a carteira?
Continuando no papo de diversificação, também vi bastante gráfico separando o patrimônio em, por exemplo, 20% RF, 20% FII, 20% RV, 3% moeda e etc; Eu deveria estar me preocupando também com essa diversificação com um montante pequeno? (atualmente, tenho 4000 em 4 LCIs com carência baixa, que eu peguei quando resolvi começar a poupar [eu fiquei noiado com o rendimento baixo de poupança e acabei trocando por uma poupança sem liquidez mas enfim]
Quanto mais eu diversificar meu pequeno montante, mais impossível seria investir em cada tipo de investimento e, dentro de cada tipo de investimento, em cada fração dele.
Desde já muito grato pelas respostas!