Oi, pessoal, tudo bom? Comecei recentemente nesse universo dos investimentos. Conheci o Bastter.com mais recentemente ainda e logo assinei, recomendado por um bom amigo. A filosofia é perfeita; tão óbvia, mas não evidente para a maioria das pessoas. Ter princípios que norteiam os métodos dá uma segurança insuperável. E o Bastter System é realmente uma ótima ferramenta.
Mas é aí que ficam as dúvidas. Devido à minha carreira, fico no exterior por um grande tempo e meu planejamento tem de se dividir em três moedas: dólar, em que recebo; real, já que há despesas no Brasil e investimentos; e a moeda local, em que vivo meu dia a dia. Meu plano de construção da reserva de emergência é em dólar, como tenho feito. Isso eu colocaria como "reserva de emergência" ou como "reserva de valor"? Há como distribuir valores no BS também em dólares em seções que não sejam a de stocks?
Além disso, minha estratégia tem sido enviar os excedentes em dólar para o Brasil, para aproveitar o câmbio atual mais desvalorizado (vendo o método aqui comecei a pensar também em planejar investir em stocks, mas isso é mais pra frente rs). Tenho a maior parte do que já investi em papéis de renda fixa e em fundos de investimento multimercado (ê, corretoras), e vislumbro um portfolio, inicialmente, de 60% em RF e 40% em RV. Já tenho dinheiro pra investir neste mês, mas ainda não faço ideia das empresas pra elencar no BS (comecei a estudar há pouco). Faz diferença eu colocar "comprar" ou "estudo" no BS?
Como em reais o meu valor mensal acaba sendo relativamente alto (apesar de em dólares não ser tanto), eu pensava em fazer aportes seguindo essa proporção pré-estabelecida de 60-40, mas depois vi que o BS não funciona assim, a ideia é colocar todo o dinheiro novo disponível no mês em apenas um ou dois ativos. Por outro lado, a recomendação é ir entrando devagar em cada ativo, mas como meu valor mensal em reais é alto pode ter um desequilíbrio aí. Daqui a um ano e meio, por exemplo, posso voltar pro Brasil e não ter mais esse excedente extraordinário pra continuar montando a carteira no mesmo ritmo e ficar um tempão com uma carteira com risco mais elevado. Provavelmente a resposta é "dane-se o ritmo", né. Mas gostaria de ver seus comentários... Será que eu estabeleço um limite de investimento mensal pra ir "entrando aos poucos" em cada ativo? Ou uso mesmo todo o dinheiro livre pra comprar o que o BS mandar depois de eu montar a carteira?
Abraços a todos!