Gostaria de ler as considerações de vocês sobre uma escolha em divisão de bens.
Existem 4 imóveis a serem partilhados entre duas pessoas.
Esses imóveis foram divididos em dois conjuntos de igual valor.
Conjunto A: formado por um imóvel. Este imóvel tem como melhor uso a incorporação para edificação de prédio de apartamentos residenciais. As construtoras da região, quando solicitadas à compra e venda simples, impõem um deságio de aproximadamente 33%. Insistem na incorporação.
Conjunto B: formado por dois imóveis comerciais de centro de cidade (baixa vacância) e um apartamento antigo (difícil de alugar – indicação para venda e reaplicação do valor apurado em bem mais adequado à produção de renda). Cada um dos bens do conjunto B tem aproximadamente o mesmo valor.
Os conjuntos foram avaliados por profissional especializado e têm aproximadamente os mesmos valores.
Qual a opinião de vocês quanto à escolha? Conjunto A ou B?
Eu penso que B é melhor em razão do menor risco envolvido, vez que a escolha por “A” implicará necessariamente na participação em uma incorporação. A construtora escolhida dentre as proponentes é muito bem conceituada, equilibrada e antiga, mas somente paga à vista com deságio de 1/3 do valor (todas só pagam assim na região). A construtora apresenta planilha e projeções otimistas, expondo sobre a possibilidade de lucros consideráveis daqui a 4 anos com os apartamentos prontos.
Agradeço as considerações antecipadamente.