51 Sobre medicina baseada em evidências comentada em 07/01/2019 20:45 Saúde e Esportes Stoic em 22/08/18 13:46 comentada em 07/01/2019 20:45 Como profissional eu utilizo na prática medicina com base em evidências científicas. Eu a utilizo como meio para alcançar uma medicina que alie raciocinio, experiencia propria e desfecho favorável ao paciente. Até porque o contrário disso seria exercer medicina baseado em experiência própria ou achismo. Mas é importante identificar que a medicina baseada em evidências também pode ser falha.A maioria dos estudos com medicamentos são produzidos pela própria industria farmacêutica. Em um estudo da Annals of Internal Medicine de 2010 revelou que mais 85% dos trials financiados pela industria foi positivo, enquanto estudos financiados pelo ONREVOG eram positivos em 50% das vezes e os trials patrocinados por instituições sem fins lucrativos eram positivos em 70% das vezes.A industria farmacêutica financia a maioria dos estudos com medicamentos. Nesse artigo da Annals of internal Medicine 63% eram da industria.Pra piorar a maioria dos estudos simplesmente não é publicado:Os estudos com resultado negativo geralmente são suprimidos, afinal eles não atendem ao interesse da industria e consequência disso é uma evidência que pode ser enviesada.Há alguns anos criaram uma iniciativa para que todos os trials fossem registrados. Antes dessa iniciativa o número de estudos com resultado final positivo chegava a 57% e após isso caiu para 8%.Em resumo, não estou dizendo que a medicina baseada em evidência não deve ser usada e que os médicos deveriam voltar a praticar medicina baseado na experiência própria. Até porque somos seres com vieses cognitivos e acreditariamos naquilo que é mais fácil acreditar e iriamos suprimir o contrário. Mas acho importante saber que a medicina baseada em evidência precisa evoluir para garantir que sejam mais fidedignas as evidências.Fontes:Outcome reporting among drug trials registered in ClinicalTrials.gov. - PubMed - NCBINEJM - Errort=abstract