Oi, estou ainda no processo de estudar tudo aqui e montar minha carteira. Sou novo nesse universo dos investimentos conscientes (ainda tenho um montão de títulos privados e fundos...), mas tenho uma dúvida. Claro, o ideal é montar um portfolio sem pensar em prazo. Mas meu filho tem, hoje, quase 2 anos de idade e pensamos em ter um outro. Daqui a 12 anos, mais ou menos, o primeiro vai entrar no ensino médio, mas mesmo antes disso posso ter gastos relativamente exorbitantes com educação (como comentei em outro lugar aqui, passo boa parte do tempo no exterior e custo com escola internacional é altíssimo, principalmente no ensino médio, mas também nos últimos anos do fundamental).
O TD de longo prazo vendido hoje é só pra 2035 ou pra 2045; o TD Selic é movimentável, mas o potencial dos juros compostos nele é menor; ações e FIIs, pelo que entendi até agora (com todas as ressalvas de que ainda sou muito burro e não sei de nada ainda), são investimentos de longo prazo, pra botar lá e deixar enquanto tiver valor. Por outro lado, títulos privados, com prazo, são vistos como investimentos ruins porque, no longo prazo, geram um patrimônio menor por conta do giro.
Mas como eu tenho essa necessidade da educação das crianças justamente pro médio prazo, faria sentido eu manter ao menos uma parcela da carteira em títulos privados? Ou será que posso ter uma razoável expectativa de, nesse tempo, ter um patrimônio em ações e fiis que podem, eventualmente, me gerar renda suficiente pra ajudar a pagar a escola e ainda reinvestir? Ou boto tudo só no TD Selic, separado do resto?
Peço mesmo ajuda pra montar esse pedaço do meu planejamento.
Muito obrigado e abraços!