Pessoal, vou relatar aqui um caso pessoal, pra dizer como sou grato por ter descoberto este site antes que a sardinhada pudesse ser pior.
Há cerca de 4 anos tenho conta numa corretora bem conhecida, e à medida que meu patrimônio foi aumentando (mais por ignorância do que por mérito, pois só investia em TD), passei a uma outra "catigoria" dentro da citada corretora. E por fazer parte dessa "catigoria" privilegiada, passaram a acompanhar meus investimentos "mais de perto".
Pois bem, aí é que se criou a merda. Todo mês um assessor me mandava e-mail falando sobre a aderência (ou a falta dela) da minha carteira em relação à "carteira recomendada" tendo em vista meu perfil de risco, que era levantado mediante um pequeno questionário que eu era obrigado a preencher.
Essa tal da carteira recomendada dividia meus investimentos em Pré Fixado, Pós, Inflação, Multimercado e Renda Variável. E aí todo mês eu via esse relatório e falava "puts, tô investindo mal, minha carteira tem mais de 90% em TD e a carteira recomendada mandava eu investir quase metade do meu patrimonio em Multimercado - notadamente Fundos Multimercados (outra baboseira pra me fazer girar)".
E assim eu fui girando patrimonio e alocando uma porção maior dos meus investimentos em Fundos Multimercado. Como o Bastter já disse anteriormente, aplicar em fundos é pagar pra uma pessoa investir pior do que eu mesmo o faria. Outra mesbla que fiz foi fazer essa realocação numa tacada só, coisa de dois meses.
Ainda bem que o percentual que investi nesses fundos não foi tãaao grande em relação ao meu patrimonio (chegou a uns 10%). Mas aí eu conheci o Bastter e penso que estou a caminho da redenção :)