Prezados, boa tarde!
Primeiramente, a duvida que estou enviando não tem a ver com o processo de decisão de ser sócio ou não de empresas.
Estou desenvolvendo um projeto em meu trabalho, e um componentes que preciso mapear seria o risco de empréstimos especificos do lado do tomador.
Apenas para exemplificar: uma empresa X vai tomar um empréstimo de valor Y, prazo Z com um Banco de grande porte. O Banco obviamente tem um modelo de score interno para classificar tanto o tomador como a operação, entretanto esta informação é interna e os bancos não divulgam nem ao tomador.
O objetivo do projeto é o tomador do empréstimo se "auto classificar", encontrando o spread "justo" dessa operação.
Estou pensando em utilizar algum indicador com base no valor e duração do emprestimo frente ao EBITDA.
Por exemplo, (Valor do Emprestimo)/(EBITDA * Duração ponderada do Fluxo de pagamentos do emprestimo)...
A partir disso, junto com outros indicadores que já mapeei, criar uma regra de Score e encontrar um spread dessa operação especifica.
Minha duvida é : Faz sentido comparar o EBITDA dessa forma ?
Caso a area de ações não seja a melhor area para uma duvida deste tipo, só sinalizar que deleto o tópico.
Desde já, muito obrigado!!