Boa noite a todos, esta é minha primeira participação ativa no fórum.
Comecei este ano como servidor público e finalmente tenho renda para investir, que é cerca de 80% do que ganho, pois dei a sorte de começar em local de baixíssimo custo de vida. Tenho grande interesse em aprender e evoluir quando se trata de investimentos financeiros. Hoje aproveitei o sábado para passar o dia no site lendo FAQs, Artigos e tópicos.
Hoje, além de uma série de conceitos e siglas, aprendi que quase tudo que eu achava que sabia e que ia fazer estava errado:
1 - Fundos (onde eu ia botar a maior parte da carteira): há o risco de perder não só tudo, mas até mesmo além do valor investido;
2 - CDBs (e LC, LCA etc) são furada, mesmo cobertos pelo FGC, e mais ainda os oferecem alta percentagem do CDI;
3 - TD, que eu achava ser uma porcaria, é a melhor opção de RF no LP.
4 - Poupança, que eu achava não servir pra nada, é a melhor opção para RE.
5 - Ações. Aqui eu não estava enganado, a minha forma de pensar sobre elas foi aprendida justamente numa palestra de um usuário do Bastter, que foi quem indicou o site e como usar a tabela de informações da empresa e avaliar uma vez por ano, com buy and hold.
6 - FIIs: eu desconhecia esse tipo de investimento e ainda não compreendi bem as vantagens.
Bom, agora vamos ao que realmente me trouxe a criar esse tópico. Eu quero investir no longo prazo de mais de 20 anos, claro, mas também uma preocupação grande pra mim o médio prazo (7-10 anos), pois desejo comprar um imóvel próprio bem bacana para ter uma família com muitos filhos. Pro LP eu sei: TD e ações. Queria ouvir sugestões (ou indicações de fontes de estudo que não sejam vídeos) para esse médio prazo de uns 10 anos e eu poder adquirir o imóvel.
Também tenho interesse de sugestões ou indicações de fontes de estudo para ajudar pessoas idosas que não querem investir no LP por conta da idade e não vão mais poder contar com a renda do trabalho, precisando contar com a renda decorrente dos investimentos.
OBS: não sou Bastter Blue ainda, então não tenho acesso aos e-books gratuitos. Antes de me tornar assinante, estou avaliando o conteúdo aqui e formando minha opinião sobre a Filosofia Bastter estar ou não correta, embora eu já tenha chegado simpatizando com ela. Tudo que ouço aqui me parece fazer bastante sentido, mas sempre evito me precipitar.
Agradeço desde já aos que puderem contribuir com sugestões ou indicando leituras para eu evoluir.