Olá, esta é a minha primeira postagem aqui. Sou novato no mundo das aplicações financeiras e peço desculpas antecipadas se a minha dúvida for banal ou já tiver sido respondida. Mas como não achei respostas no FAQ e no Fórum, lá vai:
Já fiz uma boa Reserva e segui o conselho de começar as aplicações pela Renda Fixa, no Tesouro Direto, focando no longo prazo. Até aqui, tudo bem.
Dentro do espírito da filosofia do Bastter, sei que o movimento seguinte natural seria operar na Bolsa, como sócio ON, no longo prazo, comprado ações de boas empresas. O problema é que #já sardinhei uma vez antes, sei que ainda preciso estudar mais.
Então parece que cheguei a um certo paradoxo dentro da filosofia do Bastter: sei que taxa não ganha de tempo, mas por outro lado reconheço que ainda não estou pronto para a Bolsa e que preciso diversificar. A solução natural (ao menos para o newbie aqui) parece ser investimentos de médio prazo que superem o TD, ainda que com maior risco.
Pergunto então se, nessa condição específica, nesse "compasso de espera", não faria mais sentido direcionar novos aportes (chegando até 15% do patrimônio) em debêntures de boas empresas ou em LCIs/LCAs isentas de IR, de curto e médio prazo (90, 180 dias, 1 ano), assumindo um risco calculado que não vai comprometer meu patrimônio? Ou é melhor segurar, estudar e partir de vez para a Renda Variável, nem que seja aos poucos?
Obrigado e saudações.