Como o bastter sempre diz é importante ter um médico responsável pelo coordenação de sua saúde. De preferência um profissional estudioso, que compartilhe as decisões com você e que indique bons profissionais.
Para aumentar as chances de identificar um profissional assim sugiro seguir os seguintes passos:
1 - Peça indicação de parentes e amigos. Apesar da maioria não conseguir medir as capacidades técnicas de um profissional é possível identificar outras características. Pergunte sobre empatia, capacidade de escuta, pontualidade e capacidade de diálogo.
2 - Se tiver algum conhecido médico. Peça uma indicação para ele. A maioria dos profissionais tem conhecidos em todas as especialidades.
3 - com a indicação em mãos visite o site do CRM da sua região ou do CFM. Médico especialista precisa ter um número chamado RQE. O RQE só é obtido de duas formas: ou o médico fez residência MEC ou ele foi aprovado na prova de título da sociedade dele. Isso é um grande filtro hoje em dia.
4 - pesquise o currículo do médico na plataforma lattes ou em sites como doctoralia. De mais relevância aos locais onde ele fez residência ou especialização médica.
5 - pesquise o médico em redes sONciais. Se ele estiver usando palavras como medicina integrativa, ortomolecular, quântica ou qualquer outro nome fora do comum fuja.
6 - Médico só pode fazer divulgação de informações médicas. Basicamente o médico só pode fazer isso em rede sONcial. Se ele posta foto com famoso, antes e depois de procedimentos, métodos milagrosos que só ele vende fuja.
7 - Médico bom não segue protocolo de um médico específico. As maiores fontes de estudo são as sociedades médicas americanas e europeias. Portanto se o profissional que você está pesquisando se diz contra as grandes sociedades procure outro.
Uma vez na consulta observe o seguinte:
1 - A consulta médica geralmente tem três partes: Anamnese (conversa com paciente), exame físico e análise de exames. A imensa maioria dos diagnósticos é feita na anamnese e no exame físico. Valorize mais o médico que se focar nisso.
2 - um bom médico vai querer saber todas as doenças que você tem, as cirurgias que você já fez, alergias e todos os medicamentos que você usa. Isso influencia diretamente no que ele vai usar como tratamento.
3 - como mencionado. A maioria dos diagnósticos é feito com conversa e exame físico. Ele vai te pedir exames baseado no que viu na consulta. Se antes da consulta secretaria já te passar uma lista de exames para serem feitos. Desconfie.
4 - medico não pode ter convênio com farmácia nem com laboratório. Ele pode te indicar algo de confiança. Mas não pode te obrigar a fazer em local algum.
Obs:
é óbvio que o passo a passo acima não é aagarantia de nada. Mas aumenta suas chances.